Filme Aquarius
- Irene Borges
- 15 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Aquarius (Brasil, França, 2016) Direção e Roteiro: Kleber Mendonça Filho Elenco: Sonia Braga, Julia Bernat, Humberto Carrão, Barbara Colen, Paula De Renor, Maeve Jinkings, Fábio Leal, Buda Lira, Thaia Perez, Daniel Porpino, Pedro Queiroz, Carla Ribas, Irandhir Santos, Rubens Santos, Fernando Teixeira Duração: 142 min.

Não recomendado para menores de 16 anos Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
O filme transita entre espaços sociais diferentes, e sobre eles comenta e tece críticas, mas não há uma linha de abordagem político-ideológica mais marcante, como em Que Horas Ela Volta?, por exemplo. O diretor e roteirista mantém posições bastante óbvias, mas abre o leque de diálogo e não poupa alfinetadas aos seus atores sociais, desde os pequenos engajamentos até o comportamento de instituições, a mais curiosa delas, a imprensa, que sabe muito, filtra muito e pode salvar ou condenar empresários, acusados de corrupção ou dar voz de modernidade a personalidades aposentadas.
Comments