Ilha das Flores
- Nathaly Souza
- 15 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
"Ilha das Flores" se trata de um documentário com roteiro de Jorge Furtado, que retrata o caminho de um tomate.
Entretanto, esse documentário vai muito além de apenas contar a história de um tomate. Ele mostra uma exclusão social que ocorre com os moradores da Ilha das Flores. A ilha realmente existe, próxima a cidade de Porto Alegre, e está destinada ao depósito da maior parte do lixo da capital.
O tomate tem uma partida importante nessa história. Depois de ser descartado, o tomate faz uma viagem até chegar a Ilha das Flores, onde, junto com outros vegetais, é separado para alimentar os porcos. O que restava dos vegetais era destinado a mulheres e crianças, que não tinham dinheiro e nem donos (como os porcos).
O curta metragem faz uma crítica ao sistema capitalista, pois as pessoas (os moradores) são excluídas socialmente, sendo encontradas abaixo dos porcos na classe social, sendo os porcos criados para retornar à capital. Ou seja, tudo se encontra em um ciclo interminável.
Vale a pena assistir ao documentário, para se ter uma ideia de nossa realidade. Mesmo sendo de 1989, o curta ainda se aplica aos dias de hoje.
Comments